Compre na minha Loja Virtual

É possível

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Teologia é importante?


Stanley Grenz e Roger  Olson em seu livro “Iniciação à teologia” dizem que boa parte dos cristãos é  preconceituosa em relação à teologia. Nas primeiras palavras do livro eles  afirmam: “ Muitos cristãos hoje não apenas  estão desinformados acerca da teologia, como  parecem hostilizá-la.” Esta é uma triste realidade. Muitos até questionam o  valor e a validade do labor teológico. E para justificar tal entendimento fazem  uso equivocado e descontextualizado de textos bíblicos como 2Co. 3.6:”...  porque a letra mata, mas o espírito vivifica.”
Diante deste quadro é  útil perguntarmos: Por que e para que teologia? Sugiro algumas respostas para  reflexão:
1 – Por que teologia?
  1.1  – Porque todo cristão é, em certa, medida um teólogo
  Basicamente a palavra “teologia” significa o estudo ou o  conhecimento de Deus. Isto significa que qualquer pessoa que pense em Deus e  procure entender e viver sua fé Nele está tendo uma atitude teológica.
  1.2  – Porque o assunto da Bíblia é teológico
  A Bíblia é a palavra de  Deus, Sua revelação a nós. Os autores Turner e Green declaram que “o assunto da Bíblia é teológico e assim  convida à reflexão teológica”. Portanto, quando lemos a Bíblia estamos  realizando um ato teológico.
2 – Para que teologia?
  2.1  – Para fazer frente aos desafios contemporâneos
  Entre estes desafios  podemos citar o relativismo, a desconstrução da verdade absoluta, a  agressividade anticristã de determinados segmentos sociais, enfim, uma nova  cultura totalmente secularizada. O teólogo da Nova Zelândia Lloyd Geering diz  que todas as áreas da vida foram secularizadas. Como nos recomenda o apóstolo  Pedro, hoje, talvez como nunca antes, precisamos estar preparados para  responder a todo aquele que pedir a razão de nossa esperança (Cf. 1 Pe 3.15).
  2.2  – Para dar uma resposta consistente às perguntas existenciais
  As perguntas  existenciais clássicas: Quem eu sou? De  onde vim? Por que estou aqui? Para onde vou? não encontram respostas  satisfatórias na ciência, na filosofia ou na pluralidade religiosa ofertada no  mercado da fé. Só a Bíblia, quando devidamente conhecida e crida, pode nos  proporcionar tais respostas.
  2.3  – Para não coar mosquito e engolir camelo
  Jesus já havia alertado  os líderes religiosos de seus dias a este respeito (Cf. Mt 23.24). Ao que  parece eles estavam coando meticulosamente os pequeninos insetos, enquanto  realizavam o prodígio de engolir camelos. A falta de uma compreensão teológica,  ainda que básica, pode levar a discutir questões irrelevantes, ao mesmo tempo  em que se aceita verdadeiros absurdos que contrariam frontalmente o ensinamento  bíblico. Em outro artigo pretendo exemplificar este ponto falando sobre alguns  camelos.
Enquanto isto, espero ter lhe estimulado a  exercer seu dever teológico para a glória de Deus. Afinal a teologia se ocupa  Dele!
Pr. Almir Alves Goulart
Deão de Alunos e Professor no CEFORTE - Guarulhos

Nenhum comentário: